terça-feira, 3 de agosto de 2010

Homem Vitruviano

Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.

Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços, pernas e umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel. formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.

Algumas obras renascentistas


As Três Graças


La Gioconda ( Mona Lisa)


O tributo a Moeda


A escola de Atenas


O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso


Rubens, O Rapto das filhas de Leucipo


Nascimento de Vênus


A criaçao de Adão

Grandes nomes do renascimento

Leonardo da Vinci 1473-1519 :

desenhou a máquina a vapor, a anatomia do corpo humano, o mapa da américa localizando esta. Entre outros engenhos muto significativos para a época.

Nicolau copénico
1473-1543:

combateu a teoria geocêntrica mostrando que o Sol era o centro do sistema planetário.


Giordano Bruno 1548-1600:

defendia que o universo era infinito sem centro algum.


Paracelso 1493-1541:

revelou os fundamentos da medicina farmaceutica físico-química
nos processos vitais.

Miguel Servet 1511 -1553:

dissecou cadáveres, descobriu os processos da circulação sanguínia desobedecendo a proibição, foi queimado na fogueira em Genebra.

Galileu Galilei 1564 -1662:

desenvolveu o telescópio confirmou a teoria de Copérnico, foi acusado de praticar heresias para se livrar negou tudo e se salvou da pena de morte.
É considerado o pai da física.