Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.
Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços, pernas e umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel. formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
OK meninas
ResponderExcluirvaleu pelo atividade cumprida com sucesso. parabéns pelo capricho e pelo bom gosto do blog. Agora é só aproveitar e utilizar para outras disciplinas.
beijos
Minhas princesas,
ResponderExcluirNão me surpreendi com a belez do blog de vocês.
Não poderia esperar nada diferente pela competência e dedicação de todas.
Gostei muito, muito mesmo!
Um beijo em cada uma!
Liu.